sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

3G DEFICIENTES AUDITIVOS O QUEM SURDO

3G revoluciona comunicação entre deficientes auditivos


A tecnologia 3G significou um enorme avanço para a telefonia móvel, popularizando a internet banda larga, a tv pelo celular e a vídeo chamada. Disso ninguém duvida. Mas o que poucos sabem é que a tecnologia 3G representou um passo e tanto na trajetória de evolução da comunicação de 6 milhões de brasileiros portadores de deficiência auditiva.
Os deficientes auditivos têm no 3G uma maneira fácil de se comunicar sem a necessidade de intermediação ou digitação de texto. “As principais vantagens da tecnologia 3G é que ela minimiza as barreiras da comunicação, permitindo conversar pelo telefone com outras pessoas através e-mail, messenger e internet. Especialmente na Vídeo Chamada, podemos nos comunicar através de Libras* (Língua de Sinais Brasileiras)”, explica Eduardo Munhoz Parise, coordenador de Pesquisa e Tecnologia da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.
Eduardo, que é deficiente auditivo, revela ainda outra vantagem propiciada pela tecnologia: a privacidade. Antes, as ligações eram sempre intermediadas por alguém. “Por Vídeo Chamada, dois surdos podem se comunicar livremente sem ter que pedir ajuda a ninguém. Há também independência de comunicação com outras pessoas, como bombeiros e polícia, em casos de emergência”, registra Parise. Com a Vídeo Chamada, ainda, o deficiente auditivo consegue conversar seguindo a fluência de Libras, e não em texto escrito - para a maior parte dos deficientes auditivos, o português é a segunda língua. “De um jeito ou de outro, havia dificuldade para interpretação do texto, ou seja, o surdo não tem a mesma fluência em português que um ouvinte e sempre acabava havendo problemas para assimilar a mensagem”, revela Parise.
Antes do 3G chegar, o TDD, sigla em inglês para "equipamento de telecomunicação para surdos", era o equipamento mais popular. Conectado ao telefone, o aparelho, dotado de tela e teclado, transforma as frases ditas pelo interlocutor em mensagens escritas, e vice-versa. Porém, o interlocutor também devia ter o mesmo equipamento do outro lado da linha, o que envolvia altíssimo custo.
Em tempo, para falar com o atendimento da Claro, deficientes auditivos e demais clientes 3G contam com o Vídeo Atendimento, onde o cliente fala e vê o atendente da Claro através de seu aparelho 3G.
Desde 2005 a Claro oferece também para clientes portadores de Deficiência Auditiva (de todas as tecnologias) um atendimento exclusivo através da comunicação por texto. Para acessar este atendimento, basta ligar para             0800 0 36 23 23       através de um telefone especial chamado TS ou um dispositivo acoplado ao computador que permita essa comunicação. Esses equipamentos são comercializados pela empresa Koller & Sindicic Telecomunicações e Tecnologia Ltda (www.koller.com.br).
*Língua Brasileira de Sinais, regulamentada pelo Decreto 5.626, isto em Dezembro de 2006. Libras é a língua usada pelos surdos para sua comunicação. Assim como as diversas línguas existentes, ela é composta por níveis lingüísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas oral-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. A única diferença é sua modalidade viso-espacial.
 

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