3G revoluciona comunicação entre deficientes auditivos
A tecnologia 3G significou um enorme avanço para a telefonia móvel, popularizando a internet banda larga, a tv pelo celular e a vídeo chamada. Disso ninguém duvida. Mas o que poucos sabem é que a tecnologia 3G representou um passo e tanto na trajetória de evolução da comunicação de 6 milhões de brasileiros portadores de deficiência auditiva.
Os deficientes auditivos têm no 3G uma maneira fácil de se comunicar sem a necessidade de intermediação ou digitação de texto. “As principais vantagens da tecnologia 3G é que ela minimiza as barreiras da comunicação, permitindo conversar pelo telefone com outras pessoas através e-mail, messenger e internet. Especialmente na Vídeo Chamada, podemos nos comunicar através de Libras* (Língua de Sinais Brasileiras)”, explica Eduardo Munhoz Parise, coordenador de Pesquisa e Tecnologia da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.
Eduardo, que é deficiente auditivo, revela ainda outra vantagem propiciada pela tecnologia: a privacidade. Antes, as ligações eram sempre intermediadas por alguém. “Por Vídeo Chamada, dois surdos podem se comunicar livremente sem ter que pedir ajuda a ninguém. Há também independência de comunicação com outras pessoas, como bombeiros e polícia, em casos de emergência”, registra Parise. Com a Vídeo Chamada, ainda, o deficiente auditivo consegue conversar seguindo a fluência de Libras, e não em texto escrito - para a maior parte dos deficientes auditivos, o português é a segunda língua. “De um jeito ou de outro, havia dificuldade para interpretação do texto, ou seja, o surdo não tem a mesma fluência em português que um ouvinte e sempre acabava havendo problemas para assimilar a mensagem”, revela Parise.
Antes do 3G chegar, o TDD, sigla em inglês para "equipamento de telecomunicação para surdos", era o equipamento mais popular. Conectado ao telefone, o aparelho, dotado de tela e teclado, transforma as frases ditas pelo interlocutor em mensagens escritas, e vice-versa. Porém, o interlocutor também devia ter o mesmo equipamento do outro lado da linha, o que envolvia altíssimo custo.
Em tempo, para falar com o atendimento da Claro, deficientes auditivos e demais clientes 3G contam com o Vídeo Atendimento, onde o cliente fala e vê o atendente da Claro através de seu aparelho 3G.
Desde 2005 a Claro oferece também para clientes portadores de Deficiência Auditiva (de todas as tecnologias) um atendimento exclusivo através da comunicação por texto. Para acessar este atendimento, basta ligar para www.koller.com.br).
através de um telefone especial chamado TS ou um dispositivo acoplado ao computador que permita essa comunicação. Esses equipamentos são comercializados pela empresa Koller & Sindicic Telecomunicações e Tecnologia Ltda (*Língua Brasileira de Sinais, regulamentada pelo Decreto 5.626, isto em Dezembro de 2006. Libras é a língua usada pelos surdos para sua comunicação. Assim como as diversas línguas existentes, ela é composta por níveis lingüísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas oral-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. A única diferença é sua modalidade viso-espacial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
fez nokia
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.