segunda-feira, 17 de maio de 2010

preconceito surdo





O desconhecimento pode nos levar a erros bastante comuns. Por exemplo: o conceito de que todo surdo é mudo não é verdade. Existem surdos oralizados, quer dizer, apesar de uma deficiência auditiva, conseguem verbalizar palavras, mesmo que com alguma dificuldade. Existem também aqueles que ouvem pouco, mas que também estão enquadrados na turma dos deficientes auditivos. Por isso, quando se deparar com algum surdo que entenda o que você fala, não o marginalize. Além disso, alguns são exímios na leitura labial.
Meu namorado tem seis tios surdos-mudo. Por isso, os primos e os familiares conseguem conversar através das libras, a língua brasileira de sinais. Esta aproximação me despertou o interesse pelas libras e já “arranho” um pouco. Porém, quero me especializar. Em Juiz de Fora existem duas escolas de libras.
Ter contato com os surdos-mudo muda toda nossa realidade para melhor. Primeiro porque paramos de sentir pena, segundo porque nos faz ver que o preconceito existe e a luta para anulá-lo ainda é grande. Daí, passamos a engrossar este cordão. São pessoas como todas as outras. Somente com uma sociedade melhor preparada estaremos aptos a vencer os preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fez nokia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.